Liturgia
A palavra "liturgia" "obra pública", "serviço da parte do povo e em favor do povo".
Na tradição cristã, ele quer significar que o povo de Deus toma parte na "obra de Deus".
Pela Liturgia, Cristo, nosso Redentor e Sumo Sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção.
Palavra grega composta de LEITON, que significa público, e de ERGON, que significa obra ou ato público, o que em português chamamos de SERVIÇO DIVINO.
Os livros que contêm o modo de celebrar os santos mistérios denominam-se: Livros Litúrgicos.
ANO LITÚRGICO
O ano litúrgico “revela todo o mistério de Cristo no decorrer do ano, desde a encarnação e nascimento até à Ascensão, ao Pentecostes e à expectativa da feliz esperança da vinda do Senhor” . Ele, assim, nos propõe um caminho espiritual, ou seja, a vivência da graça própria de cada aspecto do mistério de Cristo presente e operante nas diversas festas e nos diversos tempos litúrgicos. Em síntese, através do ano litúrgico, os fiéis fazem a experiência de se configurarem ao seu Senhor e dele aprenderem a viver seus sentimentos.
A Igreja quer nos ajudar a ter Jesus Cristo como centro da nossa vida. Para isso ela organizou o ano em torno da vida de Jesus – o ANO LITÚRGICO – tendo como o centro, o mistério da sua Morte e Ressurreição: o MISTÉRIO PASCAL. Celebramos assim no decorrer do ano, toda a obra libertadora de Deus em favor dos homens, através de Jesus Cristo.
O ANO LITÚRGICO tem duas grandes etapas especiais ou ciclos: NATAL e PÁSCOA. Cada uma tem três momentos: preparação, celebração da festa e prolongamento da mesma.
Entre estes dois ciclos há dois períodos chamado pelo nome de TEMPO COMUM, em cujos domingos se reflete sobre a vida e pregação de Jesus. Nele se celebra especialmente a vida de pessoas que viveram intensamente o mistério de Jesus Cristo e ajudaram seus irmãos a viver o Projeto de Jesus: são os SANTOS, especialmente Maria, Mãe de Jesus, mãe da Igreja, nossa Mãe.
Viver o Ano Litúrgico, principalmente no DOMINGO, é celebrar as lutas e acontecimentos da vida como Dom de Deus.
É celebrar nossa colaboração com Ele na obra libertadora deste mundo.
É estar em união com Jesus Cristo e com toda a Comunidade Humana: os que vivem hoje, os que viveram antes de nós e os que virão em seguida: COMUNHÃO DOS SANTOS.
O Ano Litúrgico é o desdobramento dos diversos aspectos do único mistério pascal.
O Ano Litúrgico é o tempo que marca as datas dos acontecimentos da História da Salvação.
Não é como o ano civil, que começa em 1º de Janeiro e termina em 31 de dezembro.
O Ano Litúrgico começa no 1º domingo do Advento (preparação para o Natal) e termina no último sábado do tempo comum, que é na véspera do 1º domingo do Advento.